setembro 11, 2011

MUDANÇA DE FOCO


Ontem Alice tentava alterar o curso de sua vida, atribuindo aos seus dias, uma certa distância da literatura. Percebeu ser impossível. Tudo que aprendeu ao longo de anos e anos a fio foi escrever e ler.


Assim, como tentasse outras formas de conhecimento, e por tem navegado em outras searas que desencadeiam pesquisas com novas posições, chamou a isto o seu achado para quem buscava até então, maneiras de pesquisar sobre as pessoas, suas vidas, seus anseios e buscas.


Não que desistisse dessa proposta. Apenas mudou seu foco para algo novo, que lhe permite pesquisas de fato, uma nova forma de pensar, enfim, a liberdade desnudou-se diante de Alice.


Por ser assim, neste exato momento, enquanto digita, ouve paralelamente uma aula virtual e tenta conciliar as duas coisas ao mesmo tempo, o que para ela era antes impossível.


Assim, por ter agora novos canais de abertura, encontra por assim dizer, um tempo para analisar a palestra proferida por um professor, daquela proferida por uma professora.


Em ambos os casos muito bem embasadas, porém, como esperado, a palestra feminina soa muito mais cansativa. Mulheres quando começam a falar, emendam uma ideia a outra, e outra, e outra, de forma a cansar muito mais os ouvidos dos ouvintes.


E por conseguinte, enquanto tira sua conclusão, pensa se a palestra fosse sua, como encarnaria as técnicas do professor, fugindo assim do estereótipo feminino do qual também faz parte.


E conclui que seu trabalho não será fácil ante tamanha proposta, que transcende a de escrever. Já aprendera que escrever é possível enquanto divide as atenções.


Atenções divididas, resta, pois, a disposição para mudar o rumo do seu futuro monólogo, que são as palestras. Da sua conclusão percebeu sobremaneira que a teoria a ser despejada num curto intervalo de tempo, há que ser feita de forma muito inteligente.


Antes de ocupar-se com conteúdos, há que se preocupar com a forma como isto será transmitido. Respirar, parar, deixar espaço para participações curtas e controladas do público, o que é o mais difícil como demonstrou o professor; ainda assim, o maior valor será dado àquele que souber trabalhar exatamente isto.


Assim, o que não faz muito sentido ficar ouvindo por longo tempo como repetição cansativa, também não o fará porque o conteúdo final assimilado será bem resumido. Então, de forma estudante há de ser a melhor forma de ensinar; como que aprendendo enquanto transmite uma ideia.

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